Riscos de fazer uma tatuagem no olho

Riscos de fazer uma tatuagem no olho

Saúde

Embora possa ter apelo estético para algumas pessoas, a tatuagem do globo ocular é uma técnica com bastantes riscos para a saúde, já que consiste na injeção de tinta na parte branca do olho, que é constituída por tecidos bastante sensíveis.

Por conter diferentes tipos de químicos, a tinta injetada apresenta uma elevada probabilidade de causar irritação das estruturas internas do olho, podendo resultar em várias consequências graves, como:

  • Visão embaçada permanente;
  • Sensibilidade excessiva à luz;
  • Dor de cabeça constante;
  • Sensação frequente de poeira no olho.

Além disso, como é necessário inserir uma agulha na conjuntiva ocular, a barreira protetora do olho é quebrada e, por isso, fica mais fácil para que vários tipos de micro-organismos consigam entrar nas camadas internas, o que acaba provocando infecções graves. Dependendo do tipo e do grau da infecção, a pessoa afetada pode desenvolver cegueira definitiva.

Por todas estas razões, a tatuagem ocular para melhoria estética em pessoas com visão saudável está contraindicada pela maioria dos oftalmologistas, incluindo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, por exemplo.

Alternativa segura para mudar a cor dos olhos

Uma forma segura de alterar a cor dos olhos, sem a existência dos riscos associados à tatuagem ocular, é o uso de lentes de contato coloridas.

Existem dois tipos de lentes que podem ser usados, dependendo do efeito estético que se está tentando alcançar:

  • Lentes de contato coloridas: estas lentes apenas cobrem a íris e, por isso, ajudam a alterar a cor da região central do olho. Assim, pessoas com olhos castanhos, podem ter olhos azuis ou verdes, por exemplo;
  • Lentes esclerais coloridas: são maiores que as lentes de contato normais e cobrem todo o olho, criando um efeito semelhante ao da tatuagem, mas de forma segura e temporária.

Embora sejam consideradas genericamente seguras para a saúde, é preciso ter alguns cuidados com o uso destas lentes, como evitar utilizá-las por mais de 8 horas seguidas e garantir uma higiene adequada. Veja outros cuidados que se deve ter quando se utilizam lentes de contato.

Tatuagem: no corpo sim, no olho não

No geral, a realização de tatuagens na pele, não é considerada uma prática perigosa, pois a pele evita a absorção da maior parte dos componentes químicos e, além disso, os pigmentos mais recentes são criados com base em substâncias orgânicas.

No entanto, quando esse tipo de tintas é injetado no interior do olho, passa a estar em contato direto com tecidos muito sensíveis que podem facilmente absorver as substâncias químicas, ficar irritados e até sofrer lesões definitivas, resultando em todos as consequências graves indicadas anteriormente.

Assim, embora a tatuagem na pele possa ser uma prática bastante recorrente e comum para melhorar a estética do corpo, não deve ser usada para melhorar a aparência do olho.

Porque surgiram as tatuagem nos olhos

A tatuagem no olho foi criada para ser utilizada apenas em pessoas cegas que tinham alterações da pigmentação do olho, que gostariam de corrigir.

Dessa forma, este tipo de tatuagem não deve ser usada em pessoas com uma visão saudável, mesmo que seja feita por profissionais com experiência, pois tem inúmeros riscos para a saúde, entre os quais a cegueira definitiva.

Comentários

Deixe o seu comentário